Por Ivan Longo, da Revista Fórum
Reportagem do jornal The New York Times deste domingo (27) aponta que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não pagou o imposto de renda federal em dez dos últimos 15 anos.
Em 2016, ano que se elegeu presidente, Trump foi considerado pela revista Forbes o presidente “mais rico da história dos EUA”, com uma fortuna estimada em US$ 3,7 bilhões. À época, Trump figurava como o 56º maior bilionário do país e o 487º do mundo.
Naquele ano de 2016 e em 2017, inclusive, Trump teria pagado, de acordo com o New York Times, apenas US$ 750 de imposto de renda.
“As declarações de impostos que Trump lutou por muito tempo para manter em sigilo contam uma história fundamentalmente diferente daquela que ele vendeu ao público americano. Seus relatórios para a Receita retratam um empresário que ganha centenas de milhões de dólares por ano, mas acumula perdas crônicas que ele emprega agressivamente para evitar o pagamento de impostos”, diz um trecho da reportagem do jornal novaiorquino.
“Informações falsas”
Em nota, o advogado de Trump, Alan Garten, negou as acusações do jornal e disse que a “maior parte” das informações é falsa. “Na última década, o presidente Trump pagou dezenas de milhões de dólares em impostos ao governo federal, inclusive milhões desde que anunciou sua candidatura em 2015”, escreveu o defensor.
Em coletiva na Casa Branca na tarde deste domingo (27), o presidente norte-americano também chamou de “falsa” a reportagem do New York Times e afirmou que daria mais informações sobre seus impostos.