O dachshund é conhecido como salsicha - Foto: Reprodução

Associação Alemã de Cães fez um alerta preocupante para os amantes de bichos. Os cachorros da raça dachshund, mais conhecidos como salsichas, podem ser banidos da Alemanha, se um projeto de lei for aprovado.

A regulamento do projeto foi protocolada em fevereiro e integra um novo conjunto de propostas que tem por objetivo reformular a legislação de proteção aos animais.

O Ministério da Alimentação e Agricultura da Alemanha informou que o projeto de lei visa combater práticas cruéis na criação de animais. Isso se traduz, também, nas “características reprodutivas que infligem ‘dor, sofrimento e danos’ às gerações futuras”.

A associação divulgou uma nota, em seu site oficial, em que alega que o projeto acaba relacionando inúmeras peculiaridades de doenças que podem levar, inclusive, à proibição da criação de cães saudáveis. “Infelizmente, muitas das características mencionadas são vagas e ambíguas. Isto deixa muito espaço para interpretações incorretas ou exageradas”.

A entidade relatou, ainda, que a nova legislação pode provocar “grande incerteza jurídica” entre autoridades, criadores, veterinários e donos de cachorros. Diante deste cenário, a associação elaborou uma petição online contra a lei, que já conta com mais de 12 mil assinaturas.

“As características ‘anomalias do sistema esquelético’ listadas na lei poderiam ser interpretadas como uma proibição da reprodução de qualquer desvio significativo de tamanho (…). Este termo pode, por exemplo, ser atribuído ao comprimento das pernas de dachshunds e outras raças de cães pequenos”, destacou a petição.

Outras raças também estão ameaçadas

A associação advertiu que outras raças de cães, como beagle, terrier e schnauzer, também estão ameaçadas pelo projeto de lei. As informações foram divulgadas pelo jornal britânico The Telegraph.