O papa Francisco em oração no Vaticano (Foto reprodução Vatican News/Twitter)

O papa Francisco pediu a paz mundial nesta sexta-feira (1º), no primeiro evento público a que compareceu no Vaticano, a bênção do meio-dia. Problemas com dor crônica no nervo ciático haviam impedido o pontífice de participar de missas e celebrações tradicionais na passagem do ano novo.

Mas, na bênção, Francisco, que completou 84 anos no mês passado, apareceu e fez sua mensagem em pé, sem mostrar sinais de desconforto.

“A vida hoje é governada pela guerra, pela inimizade, por muitas coisas que são destrutivas. Nós queremos a paz. É um presente”, afirmou o líder católico.

O papa fez uma menção específica aos conflitos no Iêmen na oração. O país vem sendo afetado por anos de violência devido à disputa pelo poder entre uma coalizão liderada pela Arábia Saudita e o movimento Huti, alinhado ao Irã.

“Expresso minha tristeza e preocupação com a nova escalada de violência no Iêmen, que está causando inúmeras vítimas inocentes”, disse o papa. “Vamos pensar nas crianças do Iêmen, sem educação, sem remédios, famintas.”

Francisco ainda lembrou das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus para defender a necessidade de as pessoas se interessarem pelas dificuldades de todos. “Os eventos dolorosos que marcaram a jornada da humanidade ano passado, especialmente a pandemia, nos ensinaram o quanto é necessário nos interessar pelos problemas dos outros e compartilhar suas preocupações”, disse.

Com informações da Reuters

Fabíola Salani
Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos na Folha de S. Paulo e no Metro Jornal, cobrindo cidades, economia, mobilidade, meio ambiente e política.