Foto: Reprodução

Por Ricardo Ribeiro, da Revista Fórum

Quatorze pessoas vão a julgamento nesta quarta-feira (2), em Paris, na França, acusadas de ajudar no ataque terrorista contra a redação da revista satírica Charlie Hebdo, em 7 de janeiro de 2015. Os terroristas mataram 12 integrantes da publicação e, em fuga nos dias seguintes, um policial e mais quatro pessoas, até serem mortos pela polícia.

O julgamento, que acontece em meio a forte segurança no Tribunal Criminal de Paris, deve durar 49 dias, com 144 testemunhas chamadas a depor. A mídia francesa descreveu o julgamento como “histórico”, mas também destacou que os procedimentos dos próximos dias podem reabrir uma ferida na psique nacional da França, cinco anos depois do ataque.

Os suspeitos são acusados ​​de terem prestado apoio logístico aos autores do ataque, os irmãos Said e Chérif Kouachi, e Amedy Coulibaly, e de uma associação criminosa terrorista. Se condenados, vários dos réus podem pegar sentenças de até 20 anos. Pelo menos um enfrenta uma potencial sentença de prisão perpétua.

Onze dos suspeitos devem comparecer ao tribunal, sendo dez deles atrás de um vidro à prova de balas. Outros três, que viajaram para a Síria dias antes do início dos ataques, serão julgados à revelia, incluindo Hayat Boumedienne, esposa de Amedy Coulibalya.

Um total de 17 pessoas foram mortas nos ataques, ocorridos na capital francesa ao longo de três dias em janeiro de 2015.

Os 12 morreram quando os irmãos Kouachi invadiram o prédio Charlie Hebdo e abriram fogo durante uma reunião editorial. Entre eles, estão o editor da revista, Stephane “Charb” Charbonnier, vários cartunistas e colunistas e um oficial de proteção designado para proteger Charb, que havia sido alvo de ameaças pela publicação da revista, em 2006, de cartuns retratando o profeta Maomé.

Islã

A revista é conhecida por retratar o profeta do Islã e aspectos da cultura muçulmana de forma controversa, consideradas blasfêmias por muitos muçulmanos. As ilustrações – publicadas originalmente por um jornal dinamarquês em 2005 – levaram os terroristas a atacar a sede do Charlie Hebdo.

Um policial, Ahmed Merabet, foi baleado na rua perto da sede da revista enquanto os agressores fugiam do local. No dia seguinte, a policial Clarissa Jean-Philippe foi morta a tiros por Coulibaly no subúrbio de Montrouge, no sul de Paris.

Em 9 de janeiro, Coulibaly tomou várias pessoas como reféns em um supermercado kosher no subúrbio de Porte de Vincennes, no leste de Paris. Quatro reféns foram mortos. Coulibaly foi morto pelos policiais quando eles se moveram para encerrar o cerco e resgatar 15 reféns restantes.

Os irmãos Kouachi foram mortos a tiros pela polícia, em uma operação separada em Dammartin-en-Goele, a nordeste de Paris, no mesmo dia.