Foto: Reprodução/Viver em Santos

Após mais de 48 horas do combate às chamas feito por dez equipes do Corpo de Bombeiros de Santos, São Vicente e Cubatão teve fim, na tarde desta quarta-feira (21), o incêndio no galpão usado pela Receita Fedral que pertence à empresa Dínamo Inter-Agrícola, na Rua Aguiar de Andrade, no bairro Paquetá, em Santos.

O que aconteceu?

O galpão utilizado como depósito pela Receita Federal próximo ao Porto de Santos pegou fogo na madrugada de segunda-feira (19). O incêndio começou por volta de 1h30. Todo o local teve que ser interditado, pois havia perigo do fogo se alastrar.

Risco estrutural

Apesar do incêndio estar controlado, os bombeiros ainda agem com bastante cautela, pois existe um grande risco de colapso da estrutura.

“Há, sim, o risco de desabamento da edificação onde está ocorrendo o incêndio, inclusive, já houve o desabamento parcial de parte da estrutura e em outras partes da edificação que não desabaram ainda possuem esse risco”, disse o capitão Rodrigo Eulálio.

Leilão da Receita Federal

No galpão, estavam armazenados várias mercadorias que seriam leiloadas pela Receita Federal, no próximo dia 29. Em nota, o órgão afirmou que o leilão está mantido, mas foram excluídos do certame os lotes com itens que estavam armazenados no local que pegou fogo.

Entre as mercadorias, estavam peças de vestuário, perfumes e vários tipos de eletrônicos. Um dos lotes chegava a orçar mais de R$ 500 mil. Os itens foram apreendidos ou abandonados no Porto de Santos.

Nota da APS

Além disso, a APS emitiu um comunicado sobre o encerramento do incêndio:

“A Autoridade Portuária de Santos (APS) informa que a Brigada de Incêndio da Guarda Portuária desmobilizou, na manhã de hoje (21), os recursos para combate de incêndio ocorrido na Rua Aguiar de Andrade, bairro Paquetá, próximo à margem direita do Porto de Santos. O Corpo de Bombeiros deu como encerrados os trabalhos.

A Brigada da Guarda Portuária atuou desde o início do fogo no armazém, na madrugada de segunda-feira (19), em apoio ao Corpo de Bombeiros. A APS disponibilizou um caminhão autobomba com capacidade de 6 mil litros e oito brigadistas em revezamento.

As instalações atingidas não fazem parte da área do Porto Organizado de Santos, apesar de se situarem nas proximidades do complexo. O fluxo de veículos nas vias portuárias não foi afetado pelo incêndio”.