Foto: Reprodução

Da Revista Fórum

Dados do índice nacional de homicídios, criado pelo G1, apontam que o Brasil teve uma alta de 6% nos assassinatos no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento de mortes acontece mesmo em meio ao isolamento social durante a pandemia, que restringiu a circulação de pessoas nas ruas.

De acordo com o levantamento, foram registradas 22.680 mortes violentas em todo o país, contra 21.357 no mesmo período do ano passado. Portanto, 1.323 mortes a mais.

O Nordeste foi a região responsável por puxar o aumento de mortes do período. Os assassinatos na região cresceram 22,4% no semestre. Já nas outras três regiões – Norte, Centro-Oeste e Sudeste -, o número de assassinatos foi menor na comparação com o ano passado.

Em São Paulo, no entanto, chama atenção o aumento de mortes em decorrência de operação policial. De acordo com o Monitor de Violência, policiais militares do estado mataram 498 pessoas no primeiro semestre deste ano, contra 414 no mesmo período de 2019. O aumento chega a mais de 20%.