Foto: Arquivo

Dezenas de servidores, funcionários dos gabinetes e pelo menos três vereadores da Câmara de Santos testaram positivo para a covid-19. A informação foi confirmada pelo Folha Santista com três pessoas que atuam diretamente no Legislativo do município.

As fontes ouvidas pela reportagem indicam que um total de 58 pessoas estão com o coronavírus ativo e 180 já tiveram o vírus. Equipes inteiras de alguns setores da Casa estariam infectadas e as atividades podem ser paralisadas.

Os resultados são de testes do tipo rápido, realizados em grande quantidade desde a manhã desta terça-feira (4), a partir da suspeita de novos casos de covid-19 na Casa. Testes sorológicos para confirmar a infecção estão programados para os próximos dias.

Os números podem aumentar porque ainda há funcionários para serem testados no decorrer do dia. A sessão desta quinta, que marcaria a volta da atividade presencial, foi suspensa e a modalidade virtual deve ser retomada.

O Folha Santista apurou que os vereadores Benedito Furtado (PSB), Sérgio Santana (PL) e Sadao Nakai (PSDB) estão entre os que testaram positivo. A informação foi, posteriormente, confirmada por representantes dos parlamentares.

O gabinete de Benedito Furtado foi o primeiro a responder à reportagem e destacou que “o vereador está adotando todas as medidas necessárias para se certificar do resultado, tendo em vista a alta incidência de falso positivo do exame” do tipo rápido.

“Ele está assintomático e neste momento está se dirigindo a um laboratório certificado para fazer os exames sorológicos, mas, neste período, cumprirá as exigências dos médicos e continuará em quarentena absoluta”, disse a assessoria do parlamentar.

Algumas horas mais tarde, a assessoria de Sérgio Santana declarou que o vereador adotará o mesmo procedimento: isolamento preventivo e teste sorológico de contraprova. No final da tarde, a assessoria de Sadao Nakai respondeu também com a confirmação do resultado positivo e informou que, como os demais, ele está assintomático e passa bem.

Procurada, a assessoria da presidência da Câmara confirmou a realização dos testes rápidos nesta quinta, mas ainda não forneceu os dados oficiais dos resultados. A previsão é de que um balanço seja divulgado no final da tarde.

Desde o início da pandemia, pelo menos outros três vereadores já foram infectados com coronavírus: Audrey Kleys (PP), Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) e Lincoln Reis (PL). Os três parlamentares estão recuperados.

Atualização

A Câmara de Santos informou, em nota divulga às 17h53, que foram aplicados 329 testes rápidos de covid-19 em servidores e prestadores de serviços, de forma voluntária. Destes, 189 deram negativos e 140 apresentaram resultado positivo, sendo que todos estão em boas condições de saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde informou, em nota enviada após pedido de detalhamento da reportagem, das 140 pessoas que testaram positivo, 69 apontaram a presença de anticorpos IgG (fase de cura), ou seja, as pessoas testadas já tiveram contato com o vírus antes, mas não estão doentes no momento. Um total de 71 pessoas testadas tiveram resultados positivos e apresentaram anticorpos IgM (fase aguda da doença).

O teste utilizado foi o do modelo Leccurate, da Lepu Medical Technology, que possui registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A secretaria disse que a Prefeitura de Santos, responsável pela aplicação dos testes na Câmara, considera o exame confiável e não há a obrigatoriedade de um novo exame.

“De acordo com as orientações da Secretaria de Estado da Saúde, não há a recomendação para novo teste e a conduta a ser seguida quando o teste rápido apontar IgM é fazer o isolamento do paciente sintomático por 14 dias (a partir do início dos sintomas) e do assintomático por 7 dias”, disse a pasta, em nota.

A Câmara anunciou ainda a suspensão de todas as atividades por sete dias, retornando na próxima quarta-feira (12). “Desde março, a Câmara Municipal decretou home office aos seus funcionários acima de 60 anos e com comorbidades. Agora, os que foram diagnoticados com o vírus ativo seguirão o tempo de licença de trabalho, conforme definido em seus atestados de afastamento, em acordo aos protocolos vigentes”, afirma a nota do Legislativo.

Por fim, a Câmara “destaca que reforçou todas as medidas de prevenção, como a disponibilização de álcool em gel, distanciamento entre trabalhadores, aferição de temperatura no acesso às suas dependências e a obrigatoriedade de uso de máscaras”.

*A reportagem foi atualizada ao longo da tarde com informações e posicionamentos e, no final do dia, com o balanço oficial da testagem