Máscaras foram usadas durante roubo à Diretoria Regional de Ensino de Registro (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Dois homens, de 32 e 34 anos, foram presos por suspeita de integrarem uma organização criminosa especializada em roubar computadores de instituições públicas de ensino. Na residência deles, foram encontradas toucas ninja com as figuras de um palhaço e de Frankenstein, utilizadas no dia de um roubo em Registro, no Vale do Ribeira.

O roubo ocorreu em 15 de abril deste ano, na Diretoria Regional de Ensino de Registro. A prisão foi realizada na última terça-feira (4) durante a 2ª fase da operação “School Computer”, em que policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Registro atuaram em conjunto com agentes do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) e do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE), uma vez que a dupla não estava baseada no Vale do Ribeira.

O homem de 34 anos foi preso em um imóvel no bairro Cambuci, em São Paulo. Ele é dono de um estabelecimento de informática em Santa Efigênia, bairro da capital paulista conhecido pelo comércio de eletrônicos a baixo custo. Na loja do preso, os policiais encontraram, em depósito ou expostos à venda, centenas de computadores e outros equipamentos de informática com os selos de identificação da Secretaria de Educação de São Paulo e do Programa Proeducar.

O homem de 32 anos foi detido em um imóvel localizado em Itaquaquecetuba. Além das máscaras, os policiais encontraram no local anotações sobre a venda dos aparelhos roubados.

A primeira etapa da operação ocorreu em 8 de junho, com a prisão de outras três pessoas suspeitas de integrarem a organização, em São Paulo.