A indignação levou centenas de pessoas a se reunirem em protesto, neste domingo (22), em frente às unidades do Carrefour, em Santos e São Vicente. A mobilização contra o racismo teve como motivação principal o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, um homem negro, espancado até a morte por seguranças da rede de hipermercados em Porto Alegre (RS).
Em Santos, o ato ocorreu em frente à unidade da Avenida Conselheiro Nébias, no Boqueirão. Os manifestantes carregaram e penduraram cartazes de protesto contra a rede de hipermercados nos lugares onde são expostas as promoções.
Com o auxílio de alto-falantes, eles gritaram palavras de ordem e seguraram cartazes com dizeres: “Não ao racismo” e “Vidas negras importam”. O hipermercado ficou fechado durante o protesto.
São Vicente
Em São Vicente, o protesto foi realizado em frente ao Carrefour, que fica na Avenida Prefeito José Monteiro, no Jardim Independência. O ato, pacífico, teve início por volta das 10 horas e os manifestantes fizeram discursos e gritaram palavras de ordem.
O estacionamento do estabelecimento permaneceu fechado durante o protesto e equipes da Polícia Militar (PM) acompanharam a manifestação, que terminou por volta das 11h30.
Assista aos vídeos: