Mulher mantinha 18 animais em condições insalubres dentro de uma casa em Peruíbe - Créditos: Reprodução

Uma mulher, de 41 anos, foi presa por maus-tratos a animais e desacato na segunda-feira (5), no bairro Estância dos Eucaliptos, em Peruíbe. De acordo com a Polícia Civil, ela estava sendo investigada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) por manter 18 cachorros em condições precárias, e ainda teria ofendido os agentes que foram recolher os animais.

A equipe de zoonoses de Peruíbe teria solicitado apoio à Polícia Civil para cumprir a determinação do MP, e realizar o recolhimento dos 18 cães do imóvel. Os agentes teriam informado aos policiais que já tinham realizado uma primeira tentativa, mas a proprietária da residência e tutora dos animais teria resistido.

Desde 2020 existem denúncias contra a mulher. Segundo o boletim de ocorrência, em 2023, uma equipe integrada por agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Departamento de Proteção à Vida Animal compareceu à casa da mulher, onde foi constatado que os cães eram maltratados, apresentando dermatite, diarreia e verminoses.

Na época, foi dado um prazo para a tutora tomar as providências, como castrar, vermifugar e reduzir o número de animais na casa, uma vez que, de acordo com a legislação municipal, são permitidos apenas 10 animais por imóvel.

Em depoimento, a equipe do CCZ informou que em janeiro deste ano retornaram ao local para verificar se as providências haviam sido tomadas, porém, encontraram tudo da mesma forma. Inclusive, o número de animais havia aumentado para 22. Seis deles conseguiram ser recolhidos, mas o restante a mulher teria soltado na rua para evitar que fossem devidamente retirados do local. Desses, apenas dois foram capturados.

Na segunda-feira (5), ao chegar ao local novamente, a equipe do CCZ encontrou filhotes mantidos em cima de um estrado de cama de solteiro, sendo que um deles encontrava-se preso pelo abdômen entre as madeiras.

Diante da situação, os policiais teriam ido até o imóvel e, novamente, a mulher resistiu à ação dizendo que não permitiria que nenhum cachorro fosse levado. De acordo com a Polícia Civil, a tutora teria alterado o comportamento, insultando os policiais ao dizer que “eles não eram ninguém”.

Uma médica veterinária da equipe de zoonoses estava no local e constatou que, ao menos, um dos cães em situação de maus-tratos estava muito debilitado. Além disso, verificou-se que os demais não eram vacinados e estavam estressados. Um dos cachorros chegou a morder três vezes a perna de um dos policiais na abordagem.

A especialista ainda informou que na primeira tentativa de recolhimento dos animais, o local estava sujo, insalubre e sem condições mínimas de higiene, mas que antes da chegada da polícia, a mulher teria lavado o local às pressas.

Vizinhos ratificam as denúncias

Os policiais relataram que, durante a perícia, diversos vizinhos contaram sobre o relapso da tutora dos cães, ao afirmarem que os animais são agressivos, já morderam e atacaram moradores, incluindo crianças e idosos. Os moradores também contaram que já chegaram a presenciar diversos cachorros agonizando até morrerem, e que a tutora ignorava a situação e nunca tomou providências perante os apelos dos vizinhos.

O caso foi registrado como crime ambiental de maus-tratos aos animais e desacato, na Delegacia de Polícia de Peruíbe. A mulher foi levada para delegacia, onde foi questionada sobre a conduta, mas optou por permanecer calada. Diante dos fatos, a tutora foi presa em flagrante e permanece à disposição da Justiça. Todos os cães foram recolhidos e encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses de Peruíbe.