Na Zona Noroeste - Fotos e vídeos: Grito dos Excluídos BS

Cinco cidades da região realizaram, nesta segunda-feira (7), a 26ª edição do Grito dos Excluídos da Baixada Santista. Santos, Guarujá, São Vicente, Cubatão e Itanhaém promoveram atos para marcar a edição 2020, cujo tema é “Vida em Primeiro Lugar”, com o lema “Basta de Miséria, Violência e Repressão – Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação”.

Por conta da pandemia da Covid-19, o formato foi adaptado para proteger a saúde dos participantes, com atos simbólicos em diversos horários.

No bairro do Gonzaga

O formato descentralizado, em seis pontos de cinco cidades, foi uma forma de garantir a participação sem aglomerações.

Na Zona Noroeste

Cruzes

De acordo com a organização do evento, na Baixada Santista, o evento representou “um ato de denúncia diante do descaso que marca a gestão pública nas esferas federal, estadual e municipal. É uma reação à situação de emergência social dos brasileiros e do povo santista diante da retirada de direitos sociais”.

Em Cubatão

Entre os temas tratados pelo movimento estão direito à moradia, ao meio ambiente, à luta antirracista, combate ao feminicídio e impactos da pandemia na região, principalmente para a população pobre e periférica.

Em todos os atos foram utilizadas cruzes para simbolizar as vítimas fatais de Covid-19.

Assista aos vídeos da Zona Noroeste e no Guarujá: