Foto: Reprodução

A 26ª edição do Grito dos Excluídos acontece nesta segunda-feira, 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil. De acordo com a organização do evento, na Baixada Santista, será “um ato de denúncia diante do descaso que marca a gestão pública nas esferas federal, estadual e municipal. É uma reação à situação de emergência social dos brasileiros e do povo santista diante da retirada de direitos sociais”.

Estão programados inúmeros atos simbólicos pela Baixada Santista. Em Santos, o evento acontecerá em dois locais: na Praça das Bandeiras (areia), no Gonzaga, com concentração às 15 horas e início às 16 horas. Na Zona Noroeste, próximo ao Instituto Arte no Dique, a concentração será às 10h30, com início às 11 horas.

Já em Cubatão, será em frente à Paróquia Nossa Senhora da Lapa, com concentração às 9h30 e início às 10 horas. No Guarujá, na Praça dos Expedicionários, com concentração às 9h15 e início às 9h30.

Itanhaém, Praça da Igreja da Matriz, concentração às 11h30 e início às 12 horas. Os atos obedecerão as medidas de distanciamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em função da pandemia do coronavírus.

O Grito dos Excluídos foi organizado durante muitos anos principalmente pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), movimentos sociais e sindicais, com a direção da Irmã Dolores. Desde 2015, a organização passou a ser da Pastoral da Cidadania, da Diocese de Santos.

Recentemente, foi criada uma coordenação regional do Grito da Baixada Santista, integrando pessoas de diversas organizações. Entre os temas tratados pelo movimento estão direito à moradia, ao meio ambiente, à luta antirracista, combate ao feminicídio e impactos da pandemia na região, principalmente para a população pobre e periférica.

Colaborações

A organização recebe doações de mantimentos nos seguintes locais: Igreja Anglicana de Santos, Praça Washington, 93 (fundos), no José Menino, em Santos; Sindicato dos Servidores Públicos do Município (Sindserv), em Guarujá, Rua Manoel Hipólito do Rego, 84, Jardim Boa Esperança, Vicente de Carvalho; Sindicato dos Servidores Públicos do Município (Sindserv), Rua Visconde de Tamandaré, 234, Centro, em São Vicente.

Colaborações em dinheiro: Vaquinha Virtual – Rede Solidária do Grito dos Excluídos: http://vaka.me/1168019, ou conta para depósito: Banco Itaú (341), agência 0465, conta corrente 03998-0, Mitra Diocesana de Santos, CNPJ 58.259.771/0009-35.