Foto: Divulgação/Carlos Germano

Um grupo de funcionários da empresa Guaiúba Transportes, responsável pela circulação dos ônibus seletivos de Santos, realizou um protesto, nesta segunda-feira (28), em frente à prefeitura, na Praça Mauá. A manifestação foi motivada por falta de pagamento de salários e benefícios.

Segundo informações dos trabalhadores, esses problemas ocorrem desde antes do início da pandemia do coronavírus. No início dessa fase, a empresa foi obrigada a paralisar sua operação, em consequência da necessidade de isolamento social.

Em entrevista ao G1, José Alberto Torres Simões, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e Região (Sindrod), conta que a empresa aderiu à medida provisória do governo federal, que permite suspensão de contrato de trabalho e corte salarial. Assim, a União bancaria 70% e a empresa, 30%. Entretanto, não é isso que vem ocorrendo.

Acordo

“A empresa nunca pagou os 30% do salário, as cestas básicas nem o plano de saúde. Os salários também estão atrasados desde antes da pandemia. Tínhamos feito um acordo na Justiça para que fossem pagos de forma parcela, mas isso não foi cumprido também. Fomos comunicados de que a empresa virá ao Sindicato para formalizar uma proposta de desligamento dos trabalhadores. Assim, eles poderão receber o fundo de garantia e o seguro-desemprego”, explica Simões.