Clientes impedem que segurança expulse meninos negros de shopping em BH - Foto: Reprodução

Por Plinio Teodoro, da Revista Fórum

Um vídeo que mostra a mobilização de clientes contra um segurança que tenta expulsar dois meninos negros da praça de alimentação do Via Shopping Barreiro, em Belo Horizonte (MG), viralizou nas redes sociais. O caso ocorreu na quinta-feira (26).

As imagens foram feitas quando os clientes perceberam que o segurança tentava impedir dois garotos, que carregavam sacos de salgadinhos para vender no semáforo, de comer um lanche que ganharam na praça de alimentação.

“Tá maluco”, disparou uma cliente. “Ninguém aceita mais esse tipo de tratamento, não, rapaz. Pode deixar os meninos comer”, diz outra, inferferindo na ação do segurança.

Em nota, o Via Shopping Barreiro diz que repudia “todo e qualquer tipo de discriminação sofrida em seus espaços” e que qualquer atitude diferente disso será “veementemente combatida”, sem citar, no entanto, o comportamento do segurança.

“O ViaShopping Barreiro vem por meio desta repudiar todo e qualquer tipo de discriminação sofrida em seus espaços. Episódios pautados em segregação não representam os valores que sustentam o estabelecimento há quase duas décadas. Temos como premissa o acolhimento de todos; somos um ambiente plural, diverso e que propicia experiências positivas e, qualquer atitude que não corrobore com isso, será veementemente combatida”, diz a nota.

Segunda vez

De acordo com o site BHAZ, foi o segundo caso de racismo ocorrido no shopping na última semana. Três dias antes, um homem branco de 27 anos foi preso por injúria, após chamar um atendente do Burger King, de 22 anos, de “macaco” e “viado”, que alegou não ter troco para uma nota de R$ 100.