Foto: Arquivo/Secom

O próximo domingo (6) é dia de celebrar a diversidade e a democracia na 3ª Parada Virtual do Orgulho LGBTQIA+ de Santos. O evento será no formato digital, das 14 às 20 horas, e poderá ser acompanhado na plataforma de streaming #CulturaEmCasa e, também, pela página de Facebook, Parada Santos Oficial.

A Parada marca o encerramento da 9ª Semana da Diversidade Sexual de Santos, data que faz parte do calendário do município e traz, este ano, programações online pelo Youtube, no canal Parada Santos Oficial.

Haverá apresentações de mais de dez artistas da Baixada Santista, em performances de teatro, música, além de uma roda de conversa sobre a importância do Programa +Orgulho para a capital, litoral e interior.

Com o tema Democracia e o slogan Sejamos o pesadelo dos que querem roubar nossa democracia, a Parada quer atrair a atenção da população para o combate ao preconceito de identidade de gênero e de orientação sexual.

Também busca promover a visibilidade, pautas e demandas da comunidade LGBTQIA+, além de divulgar a produção artística LGBTQIA+ da região.

As atividades serão desenvolvidas com a participação, ao vivo, das apresentadoras Milena O’Haio e Nanna Louis e de dois DJs Léo Costa e Caio Dogão, que se organizarão na transmissão das atividades artísticas e culturais, depoimentos e rodas de conversa, gravadas com antecedência.

Haverá, ainda, uma roda de conversa, ao vivo, sobre a “História das paradas, programa memórias da diversidade sexual e mais orgulho”, com Cassio Rodrigo de Oliveira Silva, diretor técnico do Departamento de Educação em Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo; e Nelson Matias Pereira, sócio fundador da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

A programação artística será a seguinte: Ariella (performance); Vinih Amorim (cantor); Gabriel Anjos (performance); Kamilly Rios (performance); Leci Brandão Cover (performance); Magenta (performance); Patty Nunes (performance); Grupo Impacto (dança); Fernando Silveira (cantor); Punk Klô (performance teatral); Mães pela Diversidade (enfermagem sem preconceito).

A organização da 3ª Parada Virtual do Orgulho LGBTQIA+ de Santos é de responsabilidade da Comissão Municipal da Diversidade Sexual de Santos, com apoio do +Orgulho, programa criado pelo Museu da Diversidade Sexual (MDS) via Amigxs da Arte, organização Social de Cultura responsável pela gestão do museu através do Programa de Apoio à Cultura LGBTQIA+, órgão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. 

Programação da semana

Quinta-feira (3), das 19h às 21h – Abertura – Roda de Conversa: Intersexualidade – Shay Bittencourt, diretor da Associação Brasileira de Intersexos (Abrai); Mônica Porto Cardoso, presidente da Comissão de Direitos LGBTQI+ no Estado de Sergipe; Dr. Frederico dos Santos Messias, juiz titular da 4ª Vara Cível da Comarca de Santos/SP. Mediadora: Professora Thais Emília de Campos dos Santos, doutora e mestre em educação – Unesp.

Sexta-feira (4), das 19h às 20h30 – TRANSarau, com o Coletivo Transformação – Participação: Dom Lino, Vertuno e Thays Villar.  
Este evento será ao vivo, com apresentação de vídeos gravados. A transmissão será feita pelo Sesc Santos e retransmitida pelas redes sociais da APOLGBT-Santos, com interpretação em Libras.

Sábado (5), das 17h às 19h – Roda de conversa: Políticas públicas para a diversidade e inclusão – Maria Cristina Arruda Soares, do Conselho Municipal da Aids (Comaids); Junior Brassalotti , do Conselho Municipal da Cultura (Concult); Ronaldo Santiago Vizine, do Conselho Municipal do Idoso (CMI); Diná Evangelista Santos, do Conselho Municipal da Comunidade Negra e Igualdade Racial; Diná Ferreira Oliveira, do Conselho Municipal da Mulher (Commulher); Francisco José Moreira da Silva Júnior, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condefi); Rodrigo Salvador Lachi, do Conselho Municipal de Assistência Social. A mediação estará a cargo de Daisy Christine HetteEasrtwood, coordenadora executiva da Comissão Municipal de Diversidade Sexual.