Foto: Reprodução

O Núcleo BrCidades da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) vai realizar, no dia 3 de novembro, em formato online, o debate “Direito à Cidade – Agenda Mínima Regional em Tempos de Crise”.

Serão contemplados temas como políticas habitacionais, movimentos de moradia, mobilidade urbana, despejo zero, saneamento básico e tarifa zero nos transportes coletivos.

“O objetivo do debate é criar espaço para diálogo entre lideranças de movimentos populares, representantes de entidades e com o público em geral através de depoimentos. O público e os candidatos(as) a prefeito e vereadores que participarem poderão interagir através do chat com contribuições, sugestões e perguntas”, conta Lenimar Rios, membro do Núcleo BrCidades RMBS e uma das mediadores do encontro.

Ela revela que os temas que serão discutidos se inserem na luta da Frente Brasil Popular para a construção de um projeto para o Brasil. “O BrCidades está engajado nessa questão, com a construção de uma agenda de lutas urbanas, que tem por base a ideia de que a reconstrução da democracia passa pelas cidades ou, então, não se efetivará”.

A Agenda Mínima do Núcleo BrCidades RMBS, apresentada no dia 14 de setembro, quando o núcleo foi lançado, é produto de proposições para as cidades e região apresentadas por associações, movimentos sociais, ONGs, universidades, entidades de classe e representações estudantis no II Fórum Social da Baixada Santista, realizado em novembro de 2019.

O debate sobre Habitação, primeira pauta a ser discutida, é, segundo Lenimar, uma demanda dos movimentos, entidades e lideranças que se agregam em torno do núcleo BrCidades RMBS.

Os convidados para o debate são Evaniza Rodrigues, da União Nacional por Moradia Popular, que falará sobre política habitacional e movimentos de moradia, e Benedito Roberto Barbosa (Dito), da Central de Movimentos Populares, que trará dados e reflexões sobre a questão das remoções e a Campanha Despejo Zero.

Além de Lenimar, estarão na mediação Mônica Viana, da coordenação do Núcleo BrCidades RMBS, e Célio Nori, também da coordenação do Núcleo BrCidades RMBS e memvro da coordenação do FSBS.

O debate será realizado no dia 3 de novembro, das 18h30 às 20h30, no formato virtual. Para participar basta acessar o link: https://youtu.be/czwceCIBL5g.

Direitos básicos

O BrCidades é uma rede formada por movimentos, entidades e pessoas em torno de direitos básicos para construção de uma agenda urbana inclusiva. Tem como objetivo fortalecer as lutas por moradia digna, ou seja, em local com saneamento, com transporte de qualidade e que ofereça equipamentos urbanos e serviços de educação, cultura, esportes e lazer. Luta pela democratização da gestão pública e por um planejamento urbano inclusivo.

Lançado em 14 de setembro de 2020, o BrCidades Região Metropolitana da Baixada Santista tem por objetivo debater e trocar experiências vividas nos municípios da região (Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Bertioga), além de oferecer oportunidade de diálogo com outras cidades, regiões e estados do Brasil. Mais informações no site ou fanpage: https://sites.google.com/view/brcidadesrmbs ou https://www.facebook.com/brcidadesrmbs/.