Foto: Divulgação/Polícia Militar

Por Marcelo Hailer, da Revista Fórum

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (9), pela Rede de Observatórios da Segurança, mostra que a letalidade policial é maior entre os negros. Os números foram levantados em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco.

Segundo a Rede de Observatórios da Segurança, a população negra é a que mais morre pela polícia e isso tanto em números absolutos quanto proporcionalmente. Para os pesquisadores, a discrepância entre casos mostra que há racismo estrutural nas instituições.

A Bahia é o estado onde os números mais impressionam: dos 650 mortos pelas polícias, 97% eram negros; em Pernambuco, a porcentagem chegou em 93%.

No Rio de Janeiro, onde 51% da população é negra, a porcentagem de pessoas negras mortas pela polícia é de 86%; em São Paulo, 64% dos mortos pela polícia em 2019 eram negros.

Outra questão que chamou a atenção dos pesquisadores diz respeito ao estado do Ceará: em 77% dos casos as vítimas não tiveram a cor identificada e, entre as que tiveram, 87% eram negras.

Cruzamento de dados

Todos os dados levantados pela Rede de Observatórios de Segurança foram obtidos com as Secretarias de Segurança dos respectivos estados e cruzados com o censo do IBGE.

Ao jornal o Estado de São Paulo, Silvia Ramos, coordenadora da Rede, declarou que “não dá mais para dizer que não tem viés racial. A gente tem que dizer o nome exato que isso tem. Tem que dizer que existe racismo por parte do Estado”.