“Desafios contra o racismo na educação brasileira” é tema de palestra no Arte no Dique

Evento gratuito acontece no Rádio Clube, em Santos, e é conduzido pelo professor e historiador Odair José Pereira

Foto: Divulgação

O Instituto Arte no Dique promove, nesta sexta-feira (13), às 13 horas, em sua sede, em Santos, a palestra “Desafios contra o racismo na educação brasileira”.

O evento, com entrada gratuita, será conduzido pelo professor e historiador Odair José Pereira, que abordará o impacto do racismo estrutural no ambiente escolar e apresentará estratégias para tratar o tema de forma eficaz em sala de aula.

A partir de suas pesquisas sobre a história da população negra no Brasil e em Santos, especificamente, além de vivências diárias nas escolas públicas da Baixada Santista, Odair contextualizará a construção histórica do racismo no país.

Ele abordará, também, os reflexos dessas estruturas no sistema educacional, como políticas públicas de segregação, embranquecimento e analfabetismo que impactam, especialmente, as populações pretas e pardas nas periferias.

Além de um panorama histórico, a palestra oferecerá caminhos práticos para professores e gestores escolares enfrentarem os desafios do racismo na educação.

O evento ainda prevê um momento de interação com o público, buscando diretrizes que ampliem a abordagem do tema nas escolas do município.

Sobre o palestrante

Odair José Pereira é professor de História, formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2011, e produtor cultural pelo Senac.

Atuando desde 2011 na educação pública, ele já lecionou na Rede Estadual de Ensino de São Paulo e no Educafro Santos. Atualmente, é professor nas redes municipais de Praia Grande e Santos.

O historiador é autor dos livros “Repertório de Fontes para a História da Escravidão em Santos” (2016) e “Não Somos Bandidos: a História da Escola de Samba X9” (2017).

Desde 2021, lidera o Roteirafro Santos, um roteiro cultural a pé pelo centro histórico da cidade, que valoriza as contribuições da população negra à arquitetura, cultura e economia locais.

Odair também integra os coletivos Quilombagem Literária e DAC Plataforma e é membro da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil da OAB Santos.

Serviço

Palestra “Desafios contra o racismo na educação brasileira”;

Patrocínio: Bracell;

Realização: Instituto Arte no Dique;

Endereço: Rua Brigadeiro Faria Lima, 1.349, Rádio Clube, em Santos.

Sair da versão mobile