Após percorrerem 12 cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, com o espetáculo narrativo “Nosso norte é o sul – contos da América daqui”, os artistas da Kombi Literária Casulo Viajante encerram o ciclo deste projeto.
O encerramento será em grande estilo, com aula-espetáculo “Nosso norte é o sul”, nesta terça-feira (10), às 18h30, com transmissão online, gratuita e aberta a qualquer interessado.
O encontro será conduzido pela contadora de história Brunna Talita e pelo músico Renato Ribeiro, que vão compartilhar experiências deste projeto e um pouco da pesquisa que a dupla realizou pelo território de Abya Yala, termo indígena para América Latina.
“Vamos contar algumas histórias que levamos para o espetáculo e trazer um breve relato desse período em que circulamos por 12 cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Também daremos dicas de livros que fizeram parte da nossa pesquisa para esse projeto”, afirmou Brunna.
A artista relatou, ainda, que os participantes vivenciarão uma troca entre a literatura e a narrativa oral dos contos da América do Sul, com histórias de Argentina, Bolívia e Peru e livros sobre os territórios de Colômbia, Caribe, México e Cuba.
“Vamos conversar sobre a narração de histórias e a importância dessas narrativas para a valorização da nossa cultura enquanto latinos”, acrescentou.
A aula-espetáculo terá cerca de 40 minutos de duração e não é necessário inscrição prévia, basta acessar o link do Zoom no horário indicado para o início da atividade.
Para educadores
Brunna destacou que a aula-espetáculo faz parte das contrapartidas previstas no projeto, que foi contemplado pelo Edital Lei Paulo Gustavo 20/2023.
Outra ação de contrapartida é a Oficina de Narração de Histórias, que será realizada na quarta-feira (11), na UME Florestan Fernandes, em Santos. Essa ação é direcionada aos educadores da escola que trabalham com as crianças no contraturno.
“Nesse encontro, vamos abordar a importância da arte da narrativa e de trazermos algumas questões a partir de contos tradicionais e populares, de forma lúdica, sobre as riquezas, belezas e os desafios da América Latina. Também vamos abordar temas que são comuns aos países da América Latina”, disse.
A intenção, segundo Brunna, é compartilhar técnicas de narrativa, instrumentos típicos da América do Sul e histórias de pertencimento, para aumentar o repertório cultural e de ação dos educadores com os alunos.
Na estrada
Idealizado por Brunna Talita e Renato, o Casulo Viajante circula numa kombi desde janeiro de 2017, com o propósito de narrar histórias, promover experiências lúdicas e acessíveis à população, especialmente às crianças.
Desde julho, a Kombi Literária fez apresentações gratuitas para crianças de Cubatão, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Santos, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu, sempre em escolas ou espaços públicos.
Nesta turnê, o grupo narrou contos dos povos originários da América do Sul, a partir das vivências pessoais em uma viagem pela cordilheira dos Andes até a cidade de Ushuaia, na Patagônia Argentina.
Os dois artistas têm como objetivo levar a Kombi Literária para regiões periféricas, considerando bairros sem espaços culturais e com população menos assistida.
“Queremos atingir um público maior e descentralizado, convidando escolas, espaços culturais e instituições, principalmente que contemplem imigrantes latino-americanos”, completou Brunna.
O projeto foi contemplado pelo Edital Lei Paulo Gustavo 20/2023 de Difusão Cultural, com apoio do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.