Foto: Agência Brasil

Em comparação ao mesmo período de 2019, o número de feminicídios ocorridos dentro de casa praticamente dobrou no estado de São Paulo, durante o período de quarentena para combate à pandemia do novo coronavírus. A análise considera boletins de ocorrência (BOs), cujos registros apontam que os crimes aconteceram em residências.

De 24 de março, dia em que passou a vigorar o isolamento social e o consequente fechamento de comércios, bares e restaurantes no estado, até 13 de abril, 16 mulheres foram assassinadas dentro de casa. No mesmo período de 2019, foram registradas nove mortes nas mesmas condições, de acordo com reportagem da Folha de S. Paulo.

Alguns aspectos colaboram para este cenário de violência doméstica, como o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e problemas socioeconômicos derivados da perda de renda familiar.

Para denunciar

As vítimas de violência doméstica podem denunciar à Polícia Militar, pelo telefone 190; disque-denúncia do governo federal, 180; em uma delegacia da mulher; ou indo à promotoria ou defensoria pública.

As denúncias podem ser feitas, ainda, pelos aplicativos SOS Mulher, do governo de São Paulo, e Direitos Humanos Brasil, do governo federal.