Daniel Radcliffe, J.K. Rowling, Emma Watson e Rupert Grint - Foto: Hollwood Reporter

Por Revista Fórum

O tuíte transfóbico publicado pela escritora escocesa J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter, continua dando o que falar no mundo inteiro. Ela fez uma provocação falando de “pessoas que menstruam, tenho certeza de que havia uma palavra para essas pessoas, alguém me ajude: ‘wumben’?, ‘wimpund?’, ‘woomud?'”, com variações da palavra “woman” (mulher, em inglês).

A mensagem foi considerada transfóbica, já que busca desconhecer a feminidade das mulheres trans. Entre as muitas críticas recebidas pela escritora, as que mais têm repercutido surgiram nos últimos dias, e vêm justamente dos três atores que protagonizam no cinema a saga mais importante da obra de Rowling.

O ator Daniel Radcliffe, que se consagrou interpretando justamente Harry Potter, o personagem-título da saga, disse que “não estou de acordo com os termos que ela usou, mas não quero polemizar com ela, nem julgá-la, apenas não representa o que eu penso sobre o tema”.

Já Rupert Grint, que deu vida ao personagem Ron Weasley, apenas se manifestou dizendo estar “firme ao lado da comunidade trans”.

A mais enfática foi a atriz Emma Watson, que viveu a personagem Hermione Granger. Também através do Twitter, e apesar de não citar Rowling pessoalmente, ela disse que “as pessoas trans são o que dizem ser e merecem viver suas vidas sem serem constantemente questionadas ou informadas de que não são quem dizem ser”.

Em meio à polêmica, a escritora tentou se defender, alegando que seu comentário não teve como objetivo ofender a comunidade transexual, mas sim destacar que “o sexo é real e tem consequências vívidas”, e que sua vida “foi moldada pelo fato de ser mulher”.