A Missão Denúncia visitou cidades da Baixada Santista, nesta segunda-feira (24), e do Litoral Norte, na terça (25), com o objetivo de averiguar os impactos dos recentes desastres socioambientais nas populações vulneráveis, além de denúncias sobre violações de direitos humanos na região.
Depois desta etapa do trabalho, a Missão promove uma audiência pública popular, nesta quarta-feira (26), a partir das 19 horas, no saguão do campus da Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), à Rua Silva Jardim, 136, na Vila Mathias, em Santos.
O objetivo da audiência é apresentar um apanhado do que foi registrado durante as visitas que, na Baixada, passaram pelo Morro do Itararé, em São Vicente; Jardim São Manoel, Bela Vista e Região Central de Santos; Vila dos Pescadores, em Cubatão; e Sítio Conceiçãozinha, em Guarujá, além de dar espaço e voz a representantes de outras comunidades que não puderam ser visitadas nesse momento.
A atividade é organizada pelo Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) com a Campanha Despejo Zero, e conta com o apoio de várias instituições da sociedade civil e organizações sociais que lutam pela garantia de direitos, entre elas o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico e a Associação de Juristas pela Democracia (ABJD) da Baixada Santista, ambas representadas pela procuradora municipal de Cubatão, Paula Ravanelli.
“Participação ampla é fundamental”, aponta procuradora
“O objetivo da Missão é ouvir, relatar e cobrar providências do poder público. Por isso, é fundamental a ampla participação de todas e todos, para que a região possa produzir um relatório completo de todas as violações de direitos humanos que ocorrem em nossas cidades”, explicou Paula, que colabora com a confecção de um relatório sobre as escutas e encaminhamentos da Missão, sobretudo relacionado à cidade de Cubatão.