Foto: Divulgação/Alcione Herzog

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos (Sindvserv) promoveu um protesto nesta quinta-feira (3), em frente ao Paço Municipal. A mobilização, que reuniu dezenas de profissionais aprovados em concursos públicos, teve como objetivo reivindicar a imediata nomeação dos novos servidores.

O Sindicato alega que a prefeitura sofre com a falta de servidores em inúmeras áreas. Entre 2019 e 2020, foram homologados vários concursos públicos. No entanto, até agora, os aprovados não foram chamados.

Teresa Cristina Borges, tesoureira do Sindserv, destaca que a maioria dos aprovados está desempregada ou em empregos com baixa remuneração, situação que se agravou com a pandemia do coronavírus.

“Para nossa surpresa, foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira a suspensão das nomeações de alguns cargos dos editais. Nós estamos cobrando essas colocações, os candidatos aprovados devem ser chamados logo. Todos os cargos têm necessidade de serem ocupados. Na Guarda Municipal, por exemplo, temos um efetivo reduzido, boa parte envelhecida, e que está trabalhando dia e noite”, conta Teresa, em entrevista ao G1.

Prefeitura

A prefeitura de Santos afirma que a Lei Complementar nº 173, de 27 de maio de 2020, permite a suspensão dos concursos públicos durante a pandemia do coronavírus.