Um caso de constrangimento e humilhação foi registrado em uma loja de calçados localizada à Avenida Padre Anchieta, no Centro de Peruíbe.
Um homem, de 26 anos, se viu obrigado a ingressar na Justiça com um processo contra o estabelecimento comercial, depois de ter sido injustamente acusado de ter furtado itens do local.
A vítima afirma ter sido constrangido na frente de outros clientes. Por isso, ele decidiu procurar a Justiça.
O processo aponta que o homem, que trabalha como garçom, foi até a loja para observar alguns pares de tênis. Porém, ao deixar o local, foi seguido por dois seguranças e um funcionário.
Durante a abordagem, que ocorreu quando ele já estava na rua, o homem foi acusado de ter furtado objetos do estabelecimento comercial.
No boletim de ocorrência (BO), registrado como calúnia na delegacia eletrônica, o jovem relata que foi informado pelo funcionário de que teria de voltar à loja, pois a gerente teria visto nas câmeras o momento em que ele supostamente furtava os itens.
Ao retornar à loja, o garçom disse que desejava ver as imagens que provariam o furto. Contudo, a gerente afirmou que não existia nenhuma gravação.
Os fatos foram presenciados por inúmeras pessoas, o que provocou grande constrangimento e vergonha ao jovem.
A ação, no entanto, foi filmada pela namorada do garçom. Nas imagens, o rapaz aparece sendo abordado e encaminhado de volta à loja.
No local, a gerente tenta amenizar, negando que ele tivesse cometido o furto e dizendo que não tinham acesso às imagens.
Mas o jovem e a namorada confirmam que houve a acusação fora da loja e, inclusive, o funcionário teria puxado o braço dele.
Depois disso tudo, o homem procurou auxílio judicial e ingressou com um processo, pedindo R$ 50 mil de indenização por danos morais.
No documento, a vítima deixa claro que não tem interesse em participar de uma audiência de conciliação, de acordo com informações de A Tribuna.
O que diz a loja
Em nota, a loja alega que não apenas valoriza o tratamento digno e respeitoso a todas as pessoas, mas reconhece que é responsabilidade assegurar que esses valores se reflitam em todas as ações e políticas da empresa.
“Lamentavelmente, falhamos neste compromisso quando um de nossos clientes foi erroneamente e injustamente acusado de furto por nossa equipe. O tratamento recebido pelo cliente afetado é inaceitável e não pode ser justificado sob nenhuma circunstância. Reconhecemos a seriedade desse ato e estamos tomando medidas imediatas para garantir que isso não se repita”, diz a nota.
A loja informa, ainda, que realiza uma investigação completa e atuará com rigidez, “de forma a garantir que diretrizes sejam cumpridas”. Além disso, entrará em contato com o cliente para pedir desculpas e discutir como poderá reparar o dano.