Centro de Detenção Provisória de São Vicente (Foto: Divulgação/SAP)

Um detento de 26 anos teve as pontas de três dedos da mão esquerda decepadas pelo fechamento automático da porta da sua cela no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Vicente. A Polícia Civil registrou um boletim de ocorrência que indica lesão corporal culposa (sem intenção).

O acidente aconteceu quando os detentos retornavam para as celas depois de uma teleaudiência. Um agente penitenciário informou à polícia que o detento permaneceu com a mão na porta mesmo após ser anunciado o fechamento automático por aviso sonoro. Ele disse ainda que não conseguiu perceber o que estava acontecendo devido ao elevado número de presos.

O detento foi encaminhado para o Hospital Municipal de São Vicente. Não há informações sobre a gravidade dos ferimentos e o seu estado de saúde.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) confirmou, em nota, que o detento teve os dedos mutilados após permanecer com a mão na área de fechamento da porta, mesmo após o aviso. A SAP informou que foi registrada a ocorrência no 3º DP de São Vicente e aberto Procedimento Apuratório Preliminar para elucidação dos fatos.

A secretaria disse ainda que o governo do estado tem adotado medidas para reduzir a população carcerária.