A prefeitura de São Vicente resolveu adiar a decisão de uso obrigatório de máscaras na cidade. O decreto 5232-A, publicado na segunda-feira (27), previa que a obrigatoriedade valeria a partir desta na sexta-feira (1º). No entanto, na quinta (30), a decisão foi alterada, sem maiores explicações.
A determinação de adiar o uso de máscaras acontece em um momento de avanço da Covid-19 na região, inclusive em São Vicente. A cidade teve 15 novos exames positivos na quinta, aumentando para 106 o número de infectados. Há, também, 15 mortes registradas no município.
A obrigatoriedade, só a partir do dia 10, deverá ser adotada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Para estas, inclusive, está prevista multa de R$ 3 mil, em caso de descumprimento da determinação.
Ao contrário de Santos, que estipulou uma multa de R$ 100 para pessoas físicas que forem flagradas sem máscara, São Vicente preferiu apenas orientar o munícipe sobre a necessidade de uso do item de proteção.
Aquisição de máscaras
A quantia originária das punições de pessoas jurídicas, segundo a prefeitura, será usada para aquisição de máscaras para distribuição às pessoas em situação de vulnerabilidade.
O não cumprimento da medida e a resistência ao seu cumprimento deverão ser comunicados à prefeitura, por meio de canal do atendimento da Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), por telefone ou pelo WhatsApp número (13) 99119-0710.