Não surtiram efeito os inúmeros avisos feitos pelos prefeitos das nove cidades da Baixada Santista e, também, pelo governo do estado no sentido de se preservar o isolamento social: a região foi novamente “invadida” por turistas, como se a pandemia do coronavírus tivesse chegado ao fim.
Mais de 100 mil veículos tinham passado pelas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) com destino ao litoral até o início da manhã deste sábado (5).
De acordo com a Polícia Rodoviária, mais de um milhão de pessoas são aguardadas na Baixada Santista durante o fim de semana prolongado, que conta com o feriado da Independência, nesta segunda (7).
Conforme informou a Ecovias, concessionária que administra o SAI, cerca de 102,6 mil desceram a Serra do Mar entre 00h de sexta-feira (4) e 8h deste sábado (5).
Os motoristas que decidiram viajar na noite desta sexta enfrentaram até 27 quilômetros de congestionamento na Imigrantes e 12 quilômetros na Anchieta.
A Operação Comboio precisou ser colocada em prática, em consequência da neblina que atingia todo o sistema, o que provocou mais lentidão e demora.
Operação Descida
Para o feriadão, entrou em vigor a Operação Descida (7×3), que deve continuar até as 20 horas deste sábado. Para a descida, estão liberadas as duas pistas da Anchieta e a pista Sul da Imigrantes.