São Vicente é a primeira cidade da Baixada Santista a conseguir testes rápidos para identificar o coronavírus. Com os novos exames, é possível obter o resultado em apenas 15 minutos.
O objetivo é agilizar os resultados, especialmente para os casos mais graves, para que se possa iniciar o tratamento mais indicado.
Os testes convencionais, que são encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), estão demorando, atualmente, cerca de 20 dias para ficarem prontos, em decorrência da grande demanda.
Em São Vicente, os testes estão disponíveis no Centro de Combate ao Coronavírus (CCC) e serão aplicados em pacientes internados ou em estado de saúde agravado.
Outras cidades
Em Guarujá, a Secretaria de Saúde informou que está em fase de finalização do processo de aquisição emergencial de testes rápidos, para que nos próximos dias sejam entregues.
Já em Bertioga, segundo a prefeitura, os testes estão sendo adquiridos e serão utilizados para diagnóstico de pacientes com sintomas de coronavírus, além de profissionais da saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santos, por sua vez, divulgou que não vai usar testes rápidos, depois de avaliação da equipe técnica do Departamento de Vigilância em Saúde.
A prefeitura disse que fará a compra emergencial de testes convencionais (PCR) de um laboratório particular reconhecido para o diagnóstico de Covid-19.
Com informações do G1