Foto: Alex Pazuello/Semcom/Fotos Públicas

O quinto óbito de morador de Santos com o novo coronavírus (Covid-19) foi confirmado nesta segunda-feira (06). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu a notificação de resultado positivo da doença em uma mulher, de 73 anos, que estava internada em leito de UTI de hospital filantrópico e faleceu no domingo (05). A paciente era hipertensa.

A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) está investigando 19 óbitos de residentes de Santos por Covid-19 e outros 18 óbitos de moradores de outras cidades que ficaram internados na rede de saúde do Município (hospitais públicos e privados). Até o momento, houve cinco confirmações da doença entre residentes que morreram: a idosa, de 73 anos, e quatro homens com idades de 74, 75, 79 e 89 anos.

Nesta segunda (06), a Seviep também recebeu a confirmação da doença em mais 21 residentes do Município. Até domingo (05), havia 104 casos confirmados de Covid-19 e, agora, são 125 – aumento de 20% em 24 horas. Houve ainda 20 casos suspeitos notificados, passando de 409 para 429 (+ 4,8%).

O número de munícipes internados com sintomas de Covid-19 caiu de 114 para 96 (- 15,7%), mas houve acréscimo no total de internados em leitos de UTI, de 28 para 33 (+ 17,8%). O total de pacientes internados na rede hospitalar de Santos, incluindo moradores de outras cidades, também apresentou diminuição. Até domingo (05), eram 190 pessoas internadas e, nesta segunda (06), são 175 (- 7,8%).

Costa Fascinosa
A Anvisa, órgão federal responsável pelo controle sanitário no Porto de Santos (área da União), autorizou que o navio Costa Fascinosa se deslocasse, nesta segunda (06), para a barra do Porto de Santos, uma área destinada a navios que estão em fundeio. O objetivo é permitir que o navio realize manutenções obrigatórias, exigidas pelas autoridades portuárias e a
Marinha.

O navio continua em quarentena e, após esta operação, deve atracar novamente no Porto para que a Anvisa continue o monitoramento da situação de saúde a bordo. No domingo (5), a Agência autorizou o desembarque de 75 brasileiros que não apresentavam sintomas de Covid-19. A medida foi comunicada à Prefeitura de Santos, seguindo a decisão liminar da Justiça Federal, obtida pela Administração Municipal.

Com o desembarque dos 75 tripulantes brasileiros, o Costa Fascinosa permanece com 679
tripulantes a bordo da embarcação. Dez tripulantes foram removidos para atendimento hospitalar de urgência e estão internados em hospital filantrópico da Cidade (atendimento privado). O último a desembarcar foi um dos médicos do navio, um italiano, de 70 anos, que precisou ser removido por suspeita de infarto. O hospital que presta assistência ao médico notificou a Secretaria de Saúde de Santos como quadro suspeito de síndrome respiratória aguda grave, aguardando resultados laboratoriais para a conclusão do diagnóstico.

Casos confirmados: 125
Casos suspeitos: 429
Total de pacientes internados: 96 (33 em UTIs)
Pacientes com alta hospitalar: 48
Casos descartados: 110 (até 06/04)
Óbitos confirmados: 5 (19 em investigação)
*(Todas as informações acima referem-se a residentes de Santos)