Foto Warley de Andrade/TV Brasil/Agência Brasil

Para combater o novo coronavírus, Santos ganhará um reforço importante, especialmente quando se inicia abril, o mês apontado por especialistas como o período de pico da doença.

A cidade receberá 20 mil exames PCR para diagnóstico do Covid-19. Com isso, os resultados sairão entre 24 e 48 horas, após coleta do material, o que agilizará muito o processo.

“Depois de insistentes pedidos meus, na verdade, isso é uma coisa sensacional. A prefeitura comprou 20 mil testes PCR, que são rápidos. Em até 48 horas, nós vamos ter os resultados. Isso é fundamental, até para definir as pessoas que têm e as que não têm”, afirma o infectologista Marcos Caseiro, que atua na Secretaria Municipal de Saúde de Santos e é professor da Faculdade de Medicina da Unilus e do curso de pós-graduação da Unisanta.

Caseiro destaca que os sintomas do Covid-19 têm uma série de especificidades e são muito comuns, entre diferentes doenças. “Então, é importante definir isso até para poder manter o isolamento por 14 dias, quando for o caso, ou, eventualmente, tirar esses indivíduos do isolamento. Reitero que esses testes são muito importantes, pois vêm ajudar muito nesse momento”.

“Acho que, de alguma maneira, a gente está conseguindo controlar um pouco a doença na nossa região. Acredito que as medidas tomadas foram muito eficazes. Os casos, realmente, são poucos e as UTIs não estão cheias. No entanto, mesmo assim, é necessário manter todas as medidas restritivas”, acrescenta Caseiro.

A projeção das autoridades municipais é que sejam testadas de 50 a 100 pessoas por dia. Os resultados dos exames analisados no Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, têm demorado, pelo menos, sete dias. 

Outro laboratório

As análises serão realizadas pelo Laboratório Centro de Genomas, localizado também na capital paulista. A coleta para o teste é feita pelo nariz e, segundo a Secretaria de Saúde, os pacientes internados, não só os casos graves, poderão realizar os exames. Os testes também poderão ser feitos nos casos de óbito.