Divulgação/PMS

Desde o início da pandemia de covid-19, a rede municipal de saúde de Santos já realizou mais de 40,6 mil testes para a doença, entre os modelos rápido e laboratorial RT-PCR.

Os números incluem testagens feitas em unidades de saúde como policlínicas e UPAs, e os drive-thru montados no estacionamento do Mendes Convention Center (Campo Grande) e na Arena Santos (Vila Mathias).

Neste último local, as atividades foram encerradas nesta quinta-feira (4), com 2.479 testes rápidos, dos quais 73 positivos (2,9%). Durante todo o tempo de funcionamento, iniciado no sábado (30), foram realizados 12.020 testes rápidos, com 584 positivos (4,8%) – volume acima do inicialmente esperado, que era de até 10 mil testes rápidos.

Os moradores de Santos que apresentam sintomas da covid-19 têm acesso ao exame laboratorial RT-PCR nas policlínicas e nas unidades de pronto atendimento (no caso de sintomas mais severos). O exame é considerado padrão ouro para o diagnóstico da doença.

Vale lembrar, no entanto, que a solicitação do exame é feita a partir de avaliação do médico e/ou da equipe de enfermagem da unidade – não são realizadas coletas para exames emitidos por médicos particulares. A coleta das secreções das mucosas do nariz e da garganta é realizada na própria unidade, após a consulta.

Além dos pacientes sintomáticos, o RT-PCR também é realizado na rede municipal em pacientes internados e profissionais de saúde com suspeita da doença.

Horários
Todas as policlínicas funcionam de segunda a sexta-feira a partir das 7h. A maioria das unidades fecha às 17h, com exceção das que têm horário estendido: Marapé (até 18h), Rádio Clube (até 19h), José Menino/Pompeia (até 20h) e Ponta da Praia (até 21h). Quem não tem cadastro na policlínica, deve levar documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Graves
Nos casos de sintomas graves, o paciente deve ir ao serviço médico de urgência nas unidades de pronto atendimento (UPA Central, UPA ZNO e PS Zona Leste). Estas unidades funcionam todos os dias (24 horas).