Foto: Reprodução/Arquivo

Apesar de registrar, até o momento, 18.613 casos confirmados e 572 mortes por Covid-19, Santos é a cidade que apresenta o índice mais baixo de moradores aderindo ao isolamento social na Baixada Santista, com apenas 38%.

Os dados, divulgados pelo governo do estado de São Paulo, dizem respeito à atualização feita nesta quinta-feira (4) e que mostra o cenário de quarta (3).

O índice de 38% está muito longe do que as autoridades sanitárias preconizam como ideal, que é de 60%, no sentido de se evitar aglomerações e avanço no contágio do coronavírus.

O número de Santos é, inclusive, menor do que a média das cidades do estado, que atinge 42% e já é baixa.

Durante os seis meses de pandemia, Santos jamais alcançou a marca de 60%. Isso representa que quase metade da população da cidade continuou saindo de casa.

Exceções

Do litoral, somente dois municípios atingem índices favoráveis de isolamento social: São Sebastião, com 55%, e Ubatuba, com 51%.

Outras cidades: Itanhaém (46%), São Vicente (45%), Praia Grande (44%), Guarujá (43%) e Cubatão (43%), todas abaixo do recomendado.  Não há registro do índice de isolamento social de Mongaguá, Peruíbe e Bertioga.

O Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP) do governo de São Paulo é atualizado diariamente para incluir informações de cidades e pode ser acessado pela internet.