Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Em ato publicado no Diário Oficial de Santos, nesta sexta-feira (27), a prefeitura de Santos resolveu acatar a decisão de Jair Bolsonaro e liberou a reabertura de casas lotéricas, estabelecimentos de materiais de construção, lavanderias, oficinas elétricas, lojas de conveniência, pastelarias, confeitarias, adegas e centrais de prestadores de serviços públicos essenciais, como energia elétrica, saneamento básico, gás canalizado e cartórios extrajudiciais.

A medida foi tomada mesmo com a recomendação de evitar, ao máximo, sair de casa, em função do avanço exponencial do novo coronavírus.

A decisão foi assinada pelo Secretário de Governo, Rogério Santos; pelo Secretário de Saúde, Fábio Ferraz; e pelo Secretário de Desenvolvimento Social, Carlos Alberto Ferreira Mota.

As lojas de conveniência, porém, não poderão servir alimentos e bebidas dentro das suas instalações. O cliente ficará responsável pela retirada do que foi comprado e consumir do lado de fora.

O mesmo vale para as confeitarias, pastelarias, adegas e sorveterias, que foram liberadas pelo governo federal para voltar às atividades.

Na quarta-feira (25), Bolsonaro havia expedido decreto federal, com as novas diretrizes.

Prefeitura

Em nota, a prefeitura justificou a decisão: “Após reunião do Condesb, a prefeitura de Santos permitiu a excepcionalidade de abertura de alguns estabelecimentos diante das necessidades relacionadas às suas atividades. A prefeitura de Santos informa, ainda, que as lotéricas são importantes correspondentes bancários e, em muitos casos, o único local para retirada do valor correspondente ao Programa Bolsa Família, entre outros benefícios importantes para garantir o abastecimento desses núcleos familiares que se encontram em vulnerabilidade social”.