Foto: Francisco Arrais/PMS

Em reunião realizada por videoconferência e que contou com a participação dos prefeitos de Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) decidiu que os municípios continuarão em quarentena, conforme estabelecido pelo Governo do Estado, até o dia 10 de maio. Os prefeitos decidiram ainda que vão realizar um estudo epidemiológico, com o objetivo de verificar o nível de circulação do coronavírus pelas cidades.

O estudo epidemiológico imediato, com testagem de 10 mil pessoas, vai identificar qual o nível de circulação na região do novo coronavírus, causador da covid-19, e será desenvolvido em conjunto pelos nove municípios da Baixada Santista, no intuito de balizar as decisões e contribuir nas definições metropolitanas.

A medida, que segue exemplo de pesquisa realizada pela Universidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. A pesquisa será feita em parceria com universidades locais, com previsão de ser concluída até 10 de maio. “Vamos buscar as respostas que precisamos na ciência, que é quem pode nos oferecer as melhores respostas. O objetivo é rastrear o vírus e avaliar a circulação dele na Baixada Santista para saber o nível de contaminação, pessoas que foram impactadas e as que já tiveram e estão imunes. Isso será importante para nortear e direcionar as próximas decisões de enfrentamento da doença”, afirmou o presidente do Condesb, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Outra decisão foi a manutenção da quarentena até 10 de maio, com restrições a serviços públicos e privados, além do acesso de pessoas a áreas de turismo e lazer da Cidade. A medida segue o estabelecido pelo Governo do Estado, conforme determinações técnicas e científicas. Neste período, serão estudadas medidas para o retorno das atividades comerciais, com restrições e cuidados.

Também será solicitado ao Estado a distribuição dos recursos do fundo metropolitano de forma proporcional aos municípios. Com esta medida, seriam distribuídos R$ 9 milhões conforme a quota-parte do Município, a serem empregados nas ações da covid-19 nas nove cidades.

Confira as resoluções do Condesb deste sábado (18)

  1. Estudo epidemiológico – para balizar as decisões e contribuir nas definições metropolitanas, será desenvolvido estudo epidemiológico imediato, com testagem de 10 mil pessoas, para identificar qual o nível de circulação do vírus na região, a exemplo da pesquisa realizada pela Universidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul. A Pesquisa terá a parceria com as universidades locais, com previsão de ser concluída até 10 de maio.
  2. Manutenção da Quarentena – O Condesb manteve o respeito ao cumprimento da quarentena estabelecida pelo Governo do Estado, seguindo as determinações técnicas e científicas até 10 de maio, obedecendo as restrições de isolamento e de cuidados. Neste período, serão estudadas medidas para o retorno das atividades comerciais, com restrições e cuidados.
  3. Recursos do Fundo – Será apresentada solicitação ao Estado da distribuição dos recursos do fundo metropolitano de forma proporcional aos municípios. Com esta medida, seriam distribuídos R$ 9 milhões conforme a quota-parte do município. Esses recursos seriam empregados nas ações do Covid nos Municípios