Início Notícias coronavírus

Prefeitos da Baixada Santista avaliam proibição total do acesso às praias nas festas de fim de ano

Representante dos municípios da região solicitaram apoio ao governo do estado para promover ações de combate ao avanço do coronavírus

Foto: Ronaldo Barreto/Arquivo

Os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista recorreram ao governo do estado, no sentido de buscar alternativas para conter a chegada de turistas à região nas festas de fim de ano. O objetivo central é evitar, ainda mais, a disseminação do coronavírus.

De acordo com o prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSDB), uma das propostas em pauta é a proibição total do acesso às praias.

Matheus, por intermédio de sua assessoria, informou que foi discutida, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), a possibilidade de se implantar um “cordão de isolamento” nas praias.

Segundo o prefeito, o termo não se refere a uma barreira física, mas à proibição total do acesso às praias da região (orla e faixa de areia), de 24 a 27 de dezembro e de 31 de dezembro a 3 de janeiro.

Só será possível viabilizar a ideia, segundo Matheus, com apoio do governo estadual, pois não há efetivo suficiente para fiscalização nas cidades da região.

Definição

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Paulo recebeu oficialmente a demanda dos prefeitos da Baixada Santista.

O governo estadual disse que apoiará as estâncias turísticas, incluindo os municípios do litoral, em ações conjuntas entre estado e prefeituras sobre a importância do distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e evitar aglomerações para mitigar o contágio do coronavírus.

No entanto, os detalhes a respeito das ações ainda serão definidos em reunião com as secretarias estaduais e divulgadas pelo governador João Doria (PSDB).

Com informações do G1

Sair da versão mobile