Foto: Ronaldo Barreto/Arquivo

Os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista recorreram ao governo do estado, no sentido de buscar alternativas para conter a chegada de turistas à região nas festas de fim de ano. O objetivo central é evitar, ainda mais, a disseminação do coronavírus.

De acordo com o prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSDB), uma das propostas em pauta é a proibição total do acesso às praias.

Matheus, por intermédio de sua assessoria, informou que foi discutida, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), a possibilidade de se implantar um “cordão de isolamento” nas praias.

Segundo o prefeito, o termo não se refere a uma barreira física, mas à proibição total do acesso às praias da região (orla e faixa de areia), de 24 a 27 de dezembro e de 31 de dezembro a 3 de janeiro.

Só será possível viabilizar a ideia, segundo Matheus, com apoio do governo estadual, pois não há efetivo suficiente para fiscalização nas cidades da região.

Definição

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Paulo recebeu oficialmente a demanda dos prefeitos da Baixada Santista.

O governo estadual disse que apoiará as estâncias turísticas, incluindo os municípios do litoral, em ações conjuntas entre estado e prefeituras sobre a importância do distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e evitar aglomerações para mitigar o contágio do coronavírus.

No entanto, os detalhes a respeito das ações ainda serão definidos em reunião com as secretarias estaduais e divulgadas pelo governador João Doria (PSDB).

Com informações do G1