O município de Registro, no Vale do Ribeira, determinou a suspensão do decreto municipal que permitia a reabertura de vários segmentos do comércio local. A decisão foi tomada depois de solicitação do Ministério Público Estadual (MPE).
A região foi classificada pelo governo do estado na chamada zona vermelha (fase 1) do “Plano São Paulo”, o que obriga os municípios a manterem abertos somente os serviços essenciais, como forma de prevenção ao coronavírus.
No entanto, a prefeitura de Registro havia publicado no Diário Oficial do município de quarta-feira (3), o Decreto Municipal 2.916, que previa a retomada do comércio, a partir desta sexta-feira (5).
Contudo, a prefeitura voltou atrás e decidiu pela suspensão da medida, até que haja reclassificação da cidade pelo governo.
Ilha Comprida
Já a prefeitura de Ilha Comprida informou que o Ministério Público do Estado deu prazo de 24 horas para a revogação dos Decretos Municipais 996 e 996, de 20 de maio, que possibilitavam a reabertura de academias, salões de cabeleireiro, manicures, barbearias, imobiliárias e escritórios de engenharia e arquitetura.