Um grupo de 100 petroleiros protestou, na manhã desta quarta-feira (10), em frente à Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. A motivação do movimento é que, de acordo com os trabalhadores, a Petrobras negligencia os cuidados sanitários de prevenção à propagação do coronavírus.
O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP) alega que a refinaria conta com, pelo menos, 130 trabalhadores contaminados, entre funcionários terceirizados e próprios da RPBC. Além disso, há registro de três mortes confirmadas.
Ainda conforme o sindicato, a Petrobras obriga os infectados a trabalharem e demorou para providenciar máscaras e álcool em gel para as equipes, mesmo após o decreto de quarentena.
A Petrobras divulgou um protocolo interno, que diz que os funcionários contaminados são obrigados a voltar ao trabalho, assim que forem diagnosticados com a presença de anticorpos da doença.
O sindicato alega que não há dados que subsidiem essa decisão da empresa e, por isso, exigem a implementação de mais medidas de prevenção.
Com informações do G1