Foto: Arquivo/PMS

Em dois dias, nove agências bancárias foram intimadas a se adequar às novas regras estabelecidas em Santos para prevenção ao novo coronavírus (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/veja-as-novas-normas-de-seguranca-para-comercios-e-servicos-liberados-em-santos).

Esse é o balanço divulgado, nesta quinta-feira (9), pelo Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp) da Secretaria de Finanças (Sefin), responsável pela inspeção dos estabelecimentos.

Na última quarta-feira, o Decreto Municipal nº 8.932 https://diariooficial.santos.sp.gov.br/edicoes/inicio/download/2020-04-08 definiu normas como a limitação da quantidade de clientes, a higienização imediata de máquinas de pagamento e o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) por funcionários, entre outras exigências.
Os primeiros bairros percorridos pelos fiscais do Defemp foram Centro e Gonzaga, onde não havia irregularidades em lotéricas ou comércios alimentícios.

Penalização
Em caso de reincidência, as agências intimadas poderão ser multadas ou ter o atendimento suspenso ao público. Quem flagrar desrespeito às regras, tanto pelas empresas quanto pelo público, pode acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153.