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Em tempo de pandemia de coronavírus, as autoridades pedem uma higienização intensa das mãos, banhos frequentes e limpeza contínua para evitar a contaminação e propagação do vírus. No Guarujá, isso tem se tornado uma grande dificuldade, já que vem sofrendo com falta de água em quase há alguns dias. A empresa responsável pelo serviço admitiu o problema e informou que o Município registrou 89% menos chuvas em abril e 69% em maio.

A Reportagem do Folha Santista recebeu reclamações de moradores de Vicente de Carvalho, Santa Rosa, Vila Zilda e Centro e pediu explicações à Sabesp, concessionária que explora os serviços de abastecimento de água na região. Com o calor dos últimos dias, a situação ficou ainda mais difícil na Pérola do Atlântico.

A Sabesp informou que direcionará uma equipe técnica aos endereços encaminhados de Guarujá, onde serão avaliadas medidas para melhorar o fornecimento de água local. “Mas vale informar que o abastecimento nas imediações do bairro Santa Rosa vem sendo prejudicado por rompimentos nas redes de distribuição, causados por empresa contratada para execução de obras municipais de drenagem urbana. Dias 23 e 24 de junho foram necessários reparos – já concluídos – nas tubulações que abastecem também os bairros Santo Antônio, Vila Lígia, Jardim dos Pássaros, Jardim Helena Maria, Loteamento Ana Flaks, Santa Rosa III, Vila Santa Rosa, Vila Funchal, Casas Populares e Ferry Boat”.

A concessionária lembrou que “em bairros do distrito de Vicente de Carvalho, em alguns trechos são sentidos reflexos no consumo de água, que está maior que o habitual pela intensificação das práticas de higienização durante a pandemia, principalmente nas residências sem reservatórios internos (caixas-d’água). E o consumo chega a ser três vezes maior nas áreas sem regularização fundiária, onde a Sabesp é impedida por lei de atuar e as perdas d’água causam maior impacto devido ao desperdício gerado com as ligações irregulares – sendo a responsabilidade pela regularização fundiária do poder público municipal”, disse a empresa.

A empresa reiterou que a região está atravessando um longo período sem chuvas (estiagem) e que o consumidor deve reforçar os hábitos de higiene, mas sem se descuidar do uso consciente da água. Somente de Guarujá registrou 89% menos chuvas em abril e 69% em maio.”A Sabesp vem mantendo caminhões pipa à disposição para atender emergencialmente solicitações dos moradores, que diante de qualquer ocorrência devem entrar em contato e fornecer um endereço completo para que possa ser feita vistoria e providenciadas medidas técnicas que regularizem a situação. A Central de Atendimento Gratuito funciona durante 24 horas, nos telefones 0800-0550195 ou 195. Além da Agência Virtual no www.sabesp.com.br ou no aplicativo para celulares e tablets iOS ou Android, que permite enviar fotos da ocorrência junto à denúncia”, afirmou.