Apesar das medidas de restrição em relação à circulação de pessoas pelas ruas e da necessidade de isolamento social, em consequência da pandemia do novo coronavírus, o Mercado de Peixes de Santos ficou lotado, tanto na quinta (9) quanto nesta sexta-feira Santa (10).
Uma parcela da população da cidade resolveu ignorar a quarentena e preferiu dar mais valor à tradição de consumir peixes e frutos nesta data.
Para tentar minimizar o risco de contaminação de Covid-19, fiscais do Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp), da Secretaria Municipal de Finanças, chegaram ao mercado por volta de 7 horas desta sexta (10).
Cercaram o local com fita zebrada, com o objetivo de manter a distância de cerca de um metro entre as bancas e os clientes para, com isso, diminuir a aglomeração.
Em seguida, os fiscais orientaram consumidores e permissionários em relação a essa medida, de caráter preventivo. Também exigiram o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) por parte dos comerciantes.
Previsão
A fiscalização vai continuar pelos próximos dias, em virtude da previsão de grande movimento no local até a Páscoa, celebrada neste domingo (12).
“Intensificamos a fiscalização no Mercado de Peixes em virtude do grande movimento observado na última quinta-feira (10), situação diferente dos dias anteriores”, declarou Mabel Cardama, chefe do Defemp.