Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recorreu à Justiça e conseguiu reverter, nesta quarta-feira (16), a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que havia suspendido a reabertura gradual de suas unidades no estado de São Paulo, por conta da pandemia do coronavírus.

Com isso, a partir desta quinta (17) o órgão retomará parcialmente o atendimento presencial, com a reabertura de 128 agências no estado. As unidades podem ser consultadas no site covid.inss.gov.br.

Depois de mais de cinco meses de atendimento remoto, os segurados devem ficar atentos às mudanças. Para evitar aglomeração, e visando a saúde de servidores e segurados, as agências manterão regime de atendimento diferenciado.

Na primeira etapa da retomada, as agências atenderão apenas segurados agendados e em horário reduzido, das 7 às 13 horas. Serão priorizados os seguintes atendimentos: avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Para todos os serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo Portal Meu INSS (site e aplicativo) ou pelo telefone 135. Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências.

Perícia

A Perícia Médica Federal, ligada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, demandou adequações nas salas das agências do INSS para retornar à atividade presencial.

As novas inspeções serão feitas em conjunto, entre o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Comprovando-se a adequação dos consultórios, a perícia retomará o atendimento nessas unidades.

O INSS orienta que o segurado que tinha agendamento de perícia médica deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo telefone 135.

Com informações da Agência Brasil