Foto: Divulgação/Arquivo

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), anunciou, em entrevista, nesta sexta-feira (19), no Palácio dos Bandeirantes, que a Operação Descida nas estradas que ligam a capital à Baixada Santista está suspensa até o dia 30 de março. No entanto, a medida será ampliada, em decreto suplementar, até o dia 4 de abril. 

“O nosso objetivo é desestimular a ida das pessoas para as praias durante a fase emergencial do ‘Plano São Paulo’. Também vamos reduzir as faixas disponíveis das rodovias para tráfego até a Baixada Santista”, afirmou Garcia, que também é secretário de governo do estado.

A decisão de interromper a Operação Descida nas estradas do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) foi tomada depois da reunião com o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb).

Rogério Santos apelou para que os moradores de São Paulo não se dirijam para as cidades da Baixada. “Falo em nome de todos os prefeitos da Baixada Santista, agradecendo a sensibilidade do governador. Esse pedido é um apelo, porque os números e dados dispararam na nossa região. A Baixada Santista apresentava o melhor indicador em UTIs do estado, com 44%. Hoje, temos 80% de ocupação dos leitos. Os hospitais particulares estão pedindo vagas para o SUS”, disse.

Feriados

“O segundo motivo desse nosso apelo foi o decreto de antecipação dos feriados da prefeitura de São Paulo. Estamos no vermelho, o momento é de pedir para que não saiam de casa, não venham para a Baixada Santista. É um apelo que faço em nome de todos os prefeitos da região metropolitana”, destacou o prefeito.