Foto Divulgação/Governo de SP

O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta sexta-feira (24), que as aulas presenciais nas redes públicas estadual e municipais serão retomadas de forma gradual e regionalizada a partir de julho. Para alunos de creches e unidades de educação infantil, o retorno pode ser antecipado. Porém, o cronograma depende de aval do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo.

“O governo de São Paulo planeja a retomada das aulas, de acordo com orientação do Centro de Contingência da Covid-19 e do nosso comitê de saúde de forma integrada com a Secretaria da Educação”, declarou o tucano.

A Secretaria de Estado da Educação alegou que a retomada será feita de maneira controlada e planejada, “zelando pela saúde e segurança da comunidade escolar e da sociedade”. As atividades na educação infantil só serão retomadas uma vez que as regiões estejam autorizadas pela Secretaria Estadual da Saúde.

“A educação infantil, que tem atendimento de creche, será priorizada pensando, especialmente, nas mães que trabalham fora e nas demais configurações de famílias que necessitam de cuidados integrais aos filhos, para que retornem ao trabalho”, afirmou o secretário Rossieli Soares.

Na primeira semana da retomada, os alunos serão avaliados sobre eventuais prejuízos de aprendizado, durante o período de suspensão das atividades presenciais. Na segunda semana, ainda de forma escalonada, as equipes darão prioridade ao acolhimento dos alunos.

Estratégias

As primeiras semanas serão utilizadas, também, para que professores planejem estratégias de reforço e recuperação. O planejamento será baseado nos resultados das avaliações realizadas durante a primeira semana do retorno às aulas.

As datas de retorno poderão ser diferentes entre as regiões do estado. As escolas municipais e particulares devem seguir as orientações de retorno gradual, com foco em diagnóstico e estratégia de acolhimento, reforço e recuperação.