Porto de Santos - Foto: Divulgação

A direção do Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão (Sindestiva) recebeu, na noite deste domingo (22), recomendações do Ministério Público do Trabalho e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), solicitando que a categoria suspendesse a assembleia que estava marcada para esta segunda (23), a partir das 9 horas, em frente ao sindicato.

A reunião era para definir sobre a paralisação das atividades no Porto de Santos, em função do avanço do novo coronavírus.

“Diante desses pedidos, resolvemos cancelar a assembleia por também entendermos o que estamos vivendo nesse momento. Porém, queremos aproveitar a ocasião para mostrar mais uma vez a urgência que o governo, através do Ministério dos Transportes, tem em regulamentar a garantia mínima de ganhos aos trabalhadores avulsos, como também as condições básicas de garantia à saúde, a todos os TPAs dos portos do Brasil”, diz nota do Sindestiva.

Momento crítico

“Solicitamos, também, que o governo se posicione nesta segunda (23) sobre essas condições, pois sabemos o que estamos enfrentando, sendo uma das linhas de frente com o coronavírus. Temos a certeza que vamos conseguir vencer esse momento crítico em que nosso país e o mundo todo vem passando”, afirmou o presidente do Sindestiva, Nei da Estiva.