O estado de São Paulo registra, até o momento, 4.315 mortes em consequência do coronavírus. Além disso, um a cada cinco pacientes com internação em UTI vem a óbito.
A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual da Saúde. O índice de ocupação de leitos de UTI na Grande São Paulo já atinge 85,5%. No estado, a marca chega a 69%.
No geral, estão internadas em UTI com coronavírus ou com suspeita da doença 3.884 pessoas. “A taxa de letalidade é de 20% nesses casos. Isso significa que, de cada cinco pacientes que vão para a UTI, um não volta para casa”, declarou o diretor técnico do Instituto Emílio Ribas, Luiz Carlos Pereira Júnior.
“Além disso, 40% dos pacientes que vão para a UTI acabam precisando fazer terapia renal”, acrescentou, um outro dado alarmante.
A taxa de letalidade da doença em São Paulo é de 7,9%, segundo Paulo Menezes, da Coordenadoria do Controle de Doenças do estado.
“Não é por falta de leito de UTI que as pessoas morreram. É porque, a cada dia que passa, nós entendemos que o vírus é mais agressivo do que parecia no início da pandemia”, disse.
Com informações de O Estado e S. Paulo