Foto: Reprodução/www.ataqueaoscofrespublicos.com/

Cubatão não tem mais leitos públicos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de casos de coronavírus. Hoje, no Hospital Municipal existem dez leitos e todos ocupados. Os leitos de enfermaria, 25 no total, também para atendimento da doença estão todos ocupados. A alternativa tem sido buscar vagas nos hospitais do Estado: Emílio Ribas, em Guarujá, e Guilherme Álvaro, em Santos. A lista de espera é de duas a três pessoas por dia.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), neste sábado, o Município tem 447 casos confirmados de coronavírus. São 41 pacientes hospitalizados, sendo 13 deles em UTI. Pelas informações oficiais, três pacientes de enfermaria e três de UTI não estão mais no Hospital Municipal de Cubatão.

Na última quinta-feira, a família de Monica Anísio de Azevedo da Silva procurou a Reportagem do Folha Santista, pois ela estava internada em estado grave no Hospital de Cubatão e em estado grave. Com apenas 50% da capacidade dos pulmões funcionando, os médicos informaram à família que a paciente necessitava com urgência de uma vaga em uma UTI.

A Reportagem apurou que a Prefeitura pretende anunciar em breve a criação de novas vagas em UTIs para atendimento de pacientes da Cidade. A Prefeitura foi questionada sobre a situação da paciente e os números de vagas e lista de espera. A resposta enviada foi a seguinte: “De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente foi transferida nesta tarde para o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em Guarujá”.

Mortes
A SMS registrou neste sábado 28 óbitos confirmados desde o início da pandemia na cidade. A Secretaria investiga ainda quatro mortes suspeitas de terem sido causadas pela Covid-19.

Matéria atualizada às 16h28 de 23/05