Foto: Divulgação

O secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, anunciou que a cidade vai contar com um equipamento que ajudará idosos ou pessoas com comorbidades em casos de coronavírus. O objetivo do Telehelp é monitorar pacientes que estão em isolamento domiciliar.

Nos casos em que a doença for confirmada, o paciente receberá uma pulseira, um botão de emergência e uma secretária eletrônica para solicitar ajuda. Serão utilizados, também, oxímetros (medidor de densidade respiratória), a partir desta terça-feira (24).

Santos conta hoje, segundo Ferraz, como 250 idosos que já usam o equipamento. São pessoas que não têm acompanhamento familiar ou vivem em situação de necessidade de monitoramento, em função de dificuldade de locomoção. A Secretaria de Saúde já pediu mais 250 aparelhos.

Conforme explica Ferraz, quando o botão é acionado, uma empresa entra em contato com a Vigilância Sanitária Municipal. Após o envio do sinal de emergência, é feito contato com o paciente por meio da secretária eletrônica. Se a pessoa não atender, o sistema monitora a chegada de pessoas previamente cadastradas ao local onde está o paciente. Ou, então, aciona o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Protocolo

O secretário conta que o critério para a escolha de quem poderá usar o equipamento será o protocolo da confirmação de coronavírus, a partir da investigação epidemiológica com profissionais da vigilância.