Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em consequência da diminuição acentuada no comércio de combustíveis, devido ao avanço do novo coronavírus no país, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) decidiu reduzir o horário de funcionamento dos postos. Os estabelecimentos devem atender ao público de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas.

A redução foi de duas horas, pois antes, o horário de funcionamento era das 6 às 20 horas. A medida foi editada pelo órgão federal, que definiu procedimentos que devem ser adotados pelos revendedores, enquanto durarem as ações de combate ao Covid-19. 

De acordo com a ANP, as medidas reforçam o cuidado com a garantia do abastecimento nacional e flexibilizam algumas obrigações, entre elas o horário de funcionamento dos postos de combustíveis. 

Impactos negativos

Conforme o órgão, as medidas pretendem “conter o avanço descontrolado da doença” e “tentar diminuir os impactos negativos que isso possa gerar nos empregos do setor de postos de combustíveis, lava jatos, borracharias e lojas de conveniência”.

A flexibilização tem o objetivo de ajudar a desonerar o setor. As regras estavam em estudo desde a semana passada, com os primeiros sinais de redução das vendas, devido à orientação para as pessoas evitarem sair de casa.