Reprodução

Comerciantes do Centro Histórico de Santos se mobilizam nas redes sociais e prometem fazer, nesta segunda-feira, às 10 horas, o “Movimento Pacífico para Reabertura do Comércio”. De acordo com os organizadores eles devem contar com a participação de dezenas de lojistas. De acordo com a Prefeitura de Santos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos (CDL) não apoia a manifestação.

Os empresários prometem que eles ou os gerentes do estabelecimentos comerciais ficarão na porta das lojas usando máscaras de proteção, luvas e oferecendo álcool em gel. Eles querem a flexibilização das medidas de segurança e controle de fluxo de pessoas e o retorno das atividades comerciais para que possam voltar a funcionar e “sobreviver e pagar as contas”. No cartaz informativo do movimento, eles afirmam: “Precisamos voltar a trabalhar. Centenas de famílias dependem de nós”.

Em um vídeo (confira abaixo) publicado nas redes sociais, um dos comerciantes faz o convite para que todos participem do evento.

Prefeitura de Santos
A Prefeitura informou que o CDL Santos não apoia a manifestação porque mantém um diálogo direto com a Prefeitura, por meio de comissão de comerciantes, para que a reabertura seja discutida, planejada e sem riscos.

A cidade segue a quarentena estabelecida pelo Governo do Estado, amparada em conclusões científicas, mantendo a abertura dos estabelecimentos considerados essenciais para atendimento público até dia 10 de maio, de acordo com regras de distanciamento e higienização imprescindíveis.

Uma série de medidas econômicas já foram adotadas para reduzir os impactos aos comerciantes e a prefeitura mantém diálogo permanente com o setor para estudar novas medidas e preparar o retorno das atividades.

CDL
Ao contrário do afirmado pela Prefeitura de Santos, a CDL informou que está ao lado dos lojistas. O presidente da CDL Camilo Rey, na página do Folha Santista, declarou: “Quero ressaltar que estamos em tratativas direta com a Prefeitura sobre a flexibilização de algumas atividades que atualmente estão proibidas de funcionar, com as devidas medidas restritivas e sanitárias estabelecidas pelas autoridades. Nós, da CDL Santos, estamos sempre ao lado dos lojistas, porém apenas não somos os idealizadores deste movimento marcado para segunda feira”.

Matéria atualizada ás 15 horas de 20/04/2020